Filosofia de Férias
Outras férias vieram e foram. Estas duas semanas pareceram ao mesmo tempo muito mais longas e muito mais curtas.
Mas a vida é assim; finitamente infinita e infinitamente finita. Nós vemos os outros virem e irem; os outros nos veem virmos e irmos. Ou talvez irmos e virmos.
Cada uma é um livro aberto a ser escrito, que pode ter uma página ou quinhentas, pode ser uma crônica ou uma novela, pode ser escrita em poucas curtas frases ou longos e elaborados parágrafos. Épicos, poemas, contos; aventuras, mistérios, intrigas, romances. Enquanto somos seus autores personagens, elas podem nos divertir, fazer-nos chorar, gritar, nos enfadar, chatear, irritar; a capa pode perder o brilho, as folhas amarelarem, talvez até mesmo as linhas se apagarem e passarmos reto, indiferentes por ela.
Podemos até perder a inspiração.
Mas enquanto ela continuar a ser escrita, até sua última linha, na biblioteca da vida, ela vai ser um volume aberto, que pode ser lido por quem quiser. Se nós não tivermos vergonha de deixar outros lerem nossas obras, muitas vezes duvidosas.
O que virá depois da última linha? Poderá a série continuar? Formar uma trilogia? Talvez não escrita por nós, mas por outros? Será que há mesmo uma última linha? Um fim de capítulo?
Nada mais que um suspiro, a vida é. Um suspiro que, às vezes, de tão forte, pode bagunçar as folhas, jogá-las pela janela. Ou de tão fraco.
O importante é que mais um parágrafo – ou uma crônica, da minha coletânea, pode-se dizer, quem sabe – se foi. E foi infinitamente finito. Mas foi prazeroso terminá-lo – e no fim das contas – ou das linhas – é isso o que vale.
Crônica escrita no carro, na Castelo, entre os quilômetros 140 e 170, enquanto voltava de Campo Mourão.
O Dr. David sempre sonhou em ser médico e, especialmente, em cuidar de crianças. Formou-se em medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e, após dois anos trabalhando como médico generalista, onde pôde atuar próximo a famílias pobres e conhecer suas dificuldades e os diversos problemas do sistema de saúde brasileiro, começou a residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Leia mais