Vanusa, a Venusiana, em: Redução do IPI, Financiamento e Dívidas.
Estava eu tranquilamente sentado no sofá, assistindo ao jogo do Brasil e da Argentina, com as pipocas no colo, quando Vanusa surgiu ao meu lado; com o susto, joguei as pipocas para o alto e depois ainda tive o maior trabalho para conseguir pegar todas, uma a uma.
– Vanusa, não faça isso! Qualquer dia você ainda me mata do coração!
– Eu vim tirar uma dúvida.
– O que foi agora?
– Eu estava vendo a propaganda na televisão sobre os empréstimos que os bancos estão fazendo agora.
– E você quer saber como isso funciona?
– Bom, que me impressiona o fato de que eles fazem o dinheiro aparentemente multiplicar, isso realmente me impressiona.
– Por quê?
– Porque eles dizem que com prestações do mesmo valor, a pessoa pode ir de uma televisão comum para uma de tela plana, LCD, com todos os apetrechos, sabe-se Zeus como.
– Provavelmente com parcelas intermináveis de juros exorbitantes.
– Mas, na realidade, minha dúvida é outra. Parece que teve uma bolha inflacionária nos EUA, que estourou, o mundo entrou em crise e, para combatê-la, o governo saiu baixando os impostos de diversos produtos, em especial carros e eletrodomésticos.
– Exatamente.
– E, para a economia continuar aquecida, os brasileiros saíram comprando como loucos, sem pensar nas consequências.
– Isso.
– No final, todos ficaram endividados e não sabiam como pagar. Com isso, o governo começou a oferecer empréstimos para os brasileiros conseguirem pagar suas dívidas e a economia não quebrar de vez.
– É bem por aí.
– Mas, mesmo assim, os impostos continuaram baixos para eles continuarem comprando e continuarem consequentemente se endividando.
– É…
– E quando eles não conseguirem pagar nem mesmo os empréstimos, o governo vai fazer o quê? Baixar ainda mais os impostos dos carros, para eles comprarem mais?
– Bom…
– E depois ainda reclamam que o trânsito em São Paulo só piora…
E, dito isso, desapareceu, bem no momento em que a Argentina fez um gol.
Nota do autor, setembro de 2021: é interessante notar como problemas com crises inflacionárias e medidas populistas de controle ou estímulo à economia ocorrem em absolutamente todos os governos.
O Dr. David sempre sonhou em ser médico e, especialmente, em cuidar de crianças. Formou-se em medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e, após dois anos trabalhando como médico generalista, onde pôde atuar próximo a famílias pobres e conhecer suas dificuldades e os diversos problemas do sistema de saúde brasileiro, começou a residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Leia mais