Os sofrimentos do jovem WWW
Jovem WWW poderia ter sido o comum, não fossem as circunstâncias que envolveram a sua vida. Existem algumas pessoas que nasceram na época errada; aprendemos na escola que Nietzsche, por exemplo, nasceu muito antes de seu tempo. No caso de WWW, porém, acredito que talvez ele tenha nascido depois do seu tempo. A história que os senhores estão prestes a ler conta sobre a vida deste pobre garoto e sua vida conturbada, através de e-mails que ele trocava com seu tio. Algumas outras informações de sua vida foram obtidas através da internet, em blogs e sites de relacionamento, além de algumas conversas obtidas no arquivo de seu comunicador pessoal.
S…, 12 de fevereiro de 2035.
Caro tio A…,
Sei que é um jeito estranho de começar um e-mail, mas a professora de redação mandou que a gente treinasse como se escreve uma carta para outra pessoa, porque, quem sabe, algum dia, a gente vai precisar mandar algo pelo correio. É, eu sei, é estranho imaginar também a gente mandando coisas pelo correio, mas ela disse que “a gente recebe coisas pelo correio, logo, tem gente que manda. Nem tudo é internet na vida!”.
Bom, de qualquer forma, a professora me pediu para iniciar uma comunicação com e-mails por alguém, e eu resolvi começar com você, tio. Colega de escola não podia e pais também não. Tinha que ser alguém distante. Meus avós não são muito chegados no computador e iam ficar uma vida para digitar um e-mail, então eu pensei: quem melhor do que o meu tio para me responder rápido?
Ela mandou contar sobre o meu cotidiano e, especialmente para mim, aproveitar para contar sobre a escola, já que eu acabei de começar aqui. É, não sei se meus pais comentaram, mas eu comecei em uma escola nova, a A… O pessoal daqui é até que legal, mas é tudo playboy, sabe, aqueles riquinhos metidos. Todo mundo tem roupa de marca e aqueles XO130; fico só eu meio perdidão lá no meio, com o meu velho XO125. Mas tudo bem.
Aqui eles dividem as turmas em classes, também. Tem uma classe para os inteligentes e outra para os burros. Tá, eles não falam assim, mas essa é a verdade. Por enquanto, eu estou em uma sala de “adaptação”. Acho que isso quer dizer que eles precisam descobrir primeiro se eu sou burro ou inteligente antes de me colocarem. Ainda bem que não tem teste genético para isso.
Bom, não sei mais o que falar.
Com amor, de seu sobrinho,
WWW.
S…, 14 de fevereiro de 2035.
Caro tio A…,
XO130 são aqueles óculos com imagem holográfica, acesso à internet, GPS, pacote de programas do Office, jogos, televisão, etc etc etc. O meu XO125 ainda não tem imagem holográfica, então eu fico que nem retardado vendo tudo na tela só, enquanto meus colegas jogam no meio da sala os RPG online. É, eu sei, é uma droga. Ah, e se eu errar a ortografia de alguma coisa, me desculpe; o teclado virtual do meu XO125 tá tiltando de vez em quando.
E estou na sétima série, tio. Estou com 12 para 13 anos. Sei que você não conversa comigo faz tempo, mas também não é tanto assim, né?
E eu não sei em que classe estou ainda não, tio. Eles demoram um pouquinho para decidir. Tentaram fazer aquele teste bizonho das oito inteligências, mas parece que ainda tem que avaliar a gente um pouquinho.
Ah, sim, e é verdade, tio. As escolas não são como da sua época. Meus pais me contaram como era. Tão estranho! Um monte de aluno na mesma sala. Ainda tem umas escolas tradicionais que fazem isso, porque eles dizem que serve pra “socializar” os alunos. Na Wikipédia diz que na África e alguns outros países ainda é assim. Putz!
Tem também as meio-termo, que colocam os alunos em várias cadeiras, uma do lado da outra, com um computador (ou, no caso dos mais ricos, o XO130) e o professor aparece na tela. São as classes semi-virtuais. E tem por fim as escolas virtuais. O aluno fica em casa e usa o seu XO130 ou algum outro equipamento 3D que funcione e pronto. Você tem uma sala de aula na sua casa. Ah, sim, tem as escolas meio-termo com classes virtuais; fica todo mundo no mesmo lugar, mas numa sala virtual. A gente tem de perder um tempão indo pra escola pra ficar lá sentado, para fazer exatamente o que eu faria em casa, mas fazer o quê?
A minha antiga escola era virtual, e eu preferia muito mais. Meus pais que resolveram me tirar e me colocar em uma escola meio-termo com classe semi-virtual. É uma droga. Prefiro bem mais ficar em casa. Essas escolas meio-termo, depois da intervenção do MEC (pelo menos é o que diz no site e na Wikipédia), implantaram um negócio super ridículo que chama “período da socialização ao vivo”. Pode um negócio desses? Fala sério.
Depois escrevo mais, tio. A aula vai começar de novo. Ai, ai…
Com amor, de seu sobrinho,
WWW.
S…, 16 de fevereiro de 2035.
Caro tio A…,
Hoje é sexta, finalmente! A tortura para um pouquinho. Quer dizer, tem uns trouxas das classes especiais que vão fazer aula extra amanhã de manhã, mas eu ainda não tenho nada. Aliás, quem tem aula extra deveria ser da classe dos burros, não? Acho estranho gente esperta ter aula a mais. Mas enfim.
Falando em diferenças de classes, tio, na sua época usavam teste de Q.I.? Tô olhando aqui na internet, que coisa estranha, não? Dizem que não serve para avaliar nada. Que pena, né? Acabei de fazer e tirei 136. Parece que isso é muito bom. Mas não sei, tem uma fonte do Google aqui dizendo que não dá mais para usar esse teste, porque os valores mudaram muito desde o século passado. Também, nem tinha internet no século passado, né, tio? Rsrsrs. (Eu posso por risos num e-mail?).
Você achou estranho a história das classes?
Ah, espera um pouco, a aula vai voltar.
Com amor, de seu sobrinho,
WWW.
S…, 16 de fevereiro de 2035.
Caro tio A…,
A aula tá 1 saco e 1 amigo meu me mostrou como burla o sistema de vigilância. Dá p/ eu continuar a escrever o e-mail p/ vc. Vou escrever um poko rápido, então ignora o q o Outlook não corrigir dos erros.
Enfim, vc achou estranho das classes, né? Engraçado, tio, achei q vc tivesse uma filha. Devia saber um poko + dessas coisas, né?De qqr forma
Puuuuutz, tio, acredita? Estava terminando de escrever a última frase e a prof cortou meu e-mail no meio. Sorte que o Outlook salvou a tempo! Mas eu não lembro o que tinha no resto da frase.
Agora já estou em casa.
O período da socialização ao vivo é uma hora no dia que você tem para ficar em contato com os outros alunos da turma. Eles colocam um professor para ficar monitorando a classe e tentando estimular a gente a conversar um com o outro. Ao vivo! Pode? Olha só as doideiras que eles inventam!!! Não dá para acreditar, né, tio? Não preciso dizer que não dá muito certo. Mas sabe o que é o pior? Parece que, se você não conversa muito nesse período, eles te mandam para um psicólogo. Psicólogo, tio! E a sessão é ao vivo, ainda!!! Tem que ficar lá na sala por uma hora inteira toda semana conversando sobre a vida! Pode, tio? Então eu sempre me esforço pra conversar um pouquinho com os outros caras da minha classe. Na verdade, a professora já fica feliz se a gente combina ao vivo de jogar algum jogo online, então isso já basta.
Ah, tio, tiltar é quando o teclado não funciona ou trava. Windows já existia na sua época, né? Deixa eu checar na Wiki… Ah, já existia, sim. E chamavam ainda de Ruindows, de tanto que travava! Hahaha! Tem coisa que não muda!
Putz, posso por hahaha num e-mail? Eu já não perguntei isso ontem? Deixa eu ver no e-mail anterior…
Ah, perguntei sim, mas foi 3 horas atrás. Tá bom, vou perguntar pra professora. Vou mandar uma mensagem para ela…
Ela respondeu, tio. Posso usar risadas, sim. Mas ela pediu para escrever do jeito certo e parar de usar o corretor automático para eu aprender a escrever certo. Então, Ruindows, há-há-há. Que difícil. Prefiro “huasdhuasdhuasd”, mas enfim… E não vou parar com o corretor não.
Bom, tio, vou jogar um pouco. Até mais!
Com amor, de seu sobrinho,
WWW.
S…, 19 de fevereiro de 2035.
Caro tio A…,
Puxa, tio, você demora para ler os e-mails, né? Sua resposta só chegou agora, às 23h32. Isso faz mal, sabia, tio? Tem que checar os e-mails o tempo todo! Você nunca sabe quando vão te mandar alguma coisa importante!
Então, tio, não sabia que sua filha tava com a sua esposa lá na… Por isso que você não sabe muita coisa de escola, né? Tá explicado.
Ah, tio, Wiki é Wikipédia. É mais fácil de escrever. Se eu disser WK também é Wikipédia. E não, não é WII, do videogame. E esse é antigo, tio! Tive de caçar no Google (GG) para achar. Levei dois minutos pra encontrar! Custou, viu?
Você quer dizer então que eles dão as aulas especiais justamente para os inteligentes aprenderem mais? É, é um jeito de se ver. E você tirou 100 no seu teste de QI? Nossa, tio, que estranho! Tem certeza que não fez errado? Vou te mandar o link de novo: http://…
E na sua época não existia essa coisa de socialização, porque vocês ficavam todos juntos no recreio? E ainda faziam bagunça na sala de aula? Putz, que coisa estranha! Depois você fala que o meu é estranho! Não vai me dizer que você gostou dessa coisa de socialização? Fala sério, ehm, tio!
Ah, tio, já que você quer saber o que eu to aprendendo, vou te mandar em anexo as minhas aulas.
Com amor, de seu sobrinho,
WWW.
S…, 20 de fevereiro de 2035.
Caro tio A…,
Acabei de entrar na sala virtual e descobri que estou na classe dos burros! Pode? Meu acesso agora tá bloqueado pras outras salas. Sofri um Downgrade, tecnicamente. Fala sério! De onde que eles tiram essa coisa de burro ou inteligente?
Ai, odeio essa escola, tio. Será que se eu pedir meus pais não me trocam? Não quero ficar na classe dos burros.
Tô revoltado. Vou postar no meu blog um abaixo assinado. Vou fazer um movimento aqui na net. Quem sabe consigo mudar de sala? Será que alguém já fez isso? Deixa eu ver aqui.
Ah, teve um cara que conseguiu ser mudado de sala. Mas isso foi em 2030. Putz, ele teve que ir ao vivo pro tribunal. Levou um mês! Não acredito! Que lerdeza! Fala sério. Vou ficar aqui mesmo.
Bom, vai começar a aula dos burros. De novo. Droga. Mando outro e-mail mais tarde.
Com amor, de seu sobrinho,
WWW.
S…, 22 de fevereiro de 2035.
Caro tio A…,
Como assim? O que você quer dizer com “não existem burros ou inteligentes, só classes mais adequadas para o aprendizado de cada um”? Isso parece minha mãe, dizendo que eu não sou gordo, que sou forte! Que coisa ridícula, tio! É isso mesmo. Eu sou burro, estou vendo.
Mas não tem problema. A minha iniciativa no blog não deu muito certo. Eu até consegui as assinaturas, mas na hora em que fui mandar para a escola, não deram a menor bola. Tentei pesquisar para onde mandar, parece que tem alguma coisa no planalto, mas eu sempre vejo por aí que o governo é lento, então acho que não adianta.
Mas tive uma ideia melhor. Pelo que eu vi, se eu melhorar as notas, consigo mudar de turma. Meu pai sempre falou para eu ser o melhor, para seguir o exemplo dele. Ele sempre termina seus e-mails com “Tente sempre seu melhor”, desde que eu tenho 6 anos. Então, é isso que eu vou fazer. Meus colegas me falaram que tem um cara de uma turma dos burros do 1º colegial que está vendendo um remédio que faz a gente ficar mais inteligente. Não que seja novidade; tem um monte de gente que já usa por aí. Tem gente na classe dos inteligentes até usando chip. No vestibular não pode, porque é considerado doping, mas, durante a escola, parece que não tem problema.
Então, de qualquer forma, eu perguntei para esse cara qual é a diferença desse remédio para o que vendem nas farmácias e que eu já tomo; ele falou que o das farmácias a indústria controla, para não deixar as pessoas tão inteligentes, ou algo assim, e que o dele é mais puro. Parece que funciona cinco vezes melhor do que o outro. Disse que dá para comprar e mandar entregar em casa. Acho que eu vou comprar. Afinal, esse é tentar o meu melhor sempre, né?
Ah, sim, antes que você pergunte de onde eu vou tirar dinheiro, eu tenho bastante nos meus jogos online. Tem um bando de trouxas que com certeza vai querer comprar as minhas coisas lá e vai me pagar bastante por isso. Não se preocupe.
Agora, o que você quis dizer com “brincar de polícia e ladrão”? É algum tipo de GTA ou coisa assim? É assim que vocês jogavam GTA sem videogame?
Bom, tio, vou ver com o meu fornecedor. Depois te conto os resultados. Pelo jeito, só na segunda, porque você é muito devagar para responder.
Com amor, de seu sobrinho,
WWW.
Pelo que conseguimos obter de outros dados aqui, o tio de WWW tentou entrar em contato com o seu irmão naquela sexta-feira, para comentar sobre o que o filho dele estava tramando. Entretanto, seu irmão estava em uma conferência na Rússia e só iria voltar na semana seguinte, sem tempo para acessar a internet e menos ainda para entrar em contato com o filho; sua cunhada, por sua vez, estava entretida demais com o outro casamento para querer saber do primeiro filho, e nem se importou com a ligação VoIP que ele fez, nem com as milhões de mensagens que enviou. As informações seguintes que temos vêm apenas de e-mails de WWW.
S…, 26 de fevereiro de 2035.
Caro tio A…,
Já recebi os remédios e já estou tomando desde sexta-feira, mas ainda não senti efeito. Ele disse que já estaria funcionando no domingo, mas, na verdade, parece que eu não melhorei em nada no meu desempenho. Fiz um outro teste de QI e tirei 136 de novo. Acho que não está funcionando. Vou esperar mais um pouco, e, se não der certo, vou realmente ver aquela ideia do chip. Este meu amigo disse que conhece um lugar onde eles implantam underground.
A aula vai começar. Vamos ver se eu consigo ir melhor.
Com amor, de seu sobrinho,
WWW.
S…, 26 de fevereiro de 2035.
Caro tio A…,
Putz, tio, pq eu tenho q ser tão burro assim, ehm? Eu não aguento mais isso! Fala sério. Parece q td mundo da classe tá indo melhor do q eu. To começando a ficar com raiva. E ainda tem uns idiotas q ficam me enchendo o saco por causa da nota q eu tirei na minha última redação, e só pq eu não consigo resolver uns cálculos. Acredita q eles fizeram greve no WoW e em alguns outros dos meus jogos online? Não tão dexando ninguém + comprar nd de mim, e ainda fizeram um grupo p/ me exterminar! Idiotas! Vou juntar uns otros e acabar c/ eles. Eles vão ver.
Com amor, de seu sobrinho,
WWW.
S…, 26 de fevereiro de 2035.
Caro tio A…,
Agora eles tão me enchendo o saco na net. Já zuaram td o meu blog, myspace, FB, Insta, TT, Or… Ñ sei + o q fazer. To fazendo alianças ainda p/ exterminar eles no WoW. Vamos ver se eu consigo.
Enqto isso, to tentando fazer o dever, mas ñ to conseguindo. Será q de repente vc consegue me ajudar, tio?
Ai ai ai. Acho q vou tomar + um poko dakeles remédios lá. Qm sabe melhora.
Se ñ der certo até 4ª, eu vou pedir p/ implantar o chip. Vou vender minhas ações do 2nd life.
Com amor, de seu sobrinho,
WWW.
S…, 27 de fevereiro de 2035.
Caro tio A…,
Ai, pq a vida ñ pode ser q nem no 2nd life? Seria tão + fácil! Hj mandaram um vírus especialmte p/ meu XO125 e ele ficou uma hora s/ conseguir funcionar, e eu tive de usar o meu XO100 de emergência (pode? Meu XO100 DE EMERGÊNCIA!!!!!!) p/ entrar na net e pedir p/ 1 amigo meu do Canadá dar um sumiço no vírus. Por causa disso ñ consegui fazer a aula e vou ter de assistir a reprise + tarde. Droga! E, por enqto, nda de melhora. Q q eu faço, tio? Já tomei o dobro do q tinha q tomar antes e até agora não to + inteligente! Vou ver akela história do chip.
Com amor, de seu sobrinho,
WWW.
S…, 27 de fevereiro de 2035.
Caro tio A…,
Recebi um email do meu pai me perguntando se tava td bem se eu tava me adaptando à nova escola. Eu falei q ñ tava gostando q tava na classe dos burros e indo mal e ele falou q se eu quisesse ele me colocava de novo na minha escola antiga. Sabe o q isso qr dizer? Q até meu pai me acha burro! Até meu pai! Ai tio… Ñ sei o q faço.
WWW.
S…, 27 de fevereiro de 2035.
Tio achei a resposta. Tem um remédio q vai funcionar super. Amanhã tá td resolvido.
Até mais,
WWW.
Este foi o último e-mail de WWW. No dia 28 de fevereiro, quando seu tio abriu a caixa de mensagens e a encontrou cheia com todas aquelas informações, ele decidiu correr para a casa de seu irmão e ver se estava tudo bem. No entanto, tudo estava trancado, e ele teve de chamar os bombeiros para arrombar a porta do apartamento. No interior do quarto do jovem, ele estava desfalecido na cadeira. Em cima da mesa, um pacote com uma caixa de medicamentos. Na tela do computador, todos os personagens de seus jogos online, mortos. Nos sites de relacionamento, inúmeras mensagens de como tentar suicídio, e havia instruções fáceis e rápidas. Pelo horário das mensagens, havia algumas horas ele havia se despedido e tentado.
O garoto foi levado para o hospital, mas já estava sem vida havia bastante tempo.
Restou ao tio acolher seu irmão e ampará-lo nesta situação.
A história ficou famosa; WWW perdurou por dois dias nos trending topics do twitter. Depois, desapareceu por completo, deixando apenas alguns outros que seguiram seu exemplo.

O Dr. David sempre sonhou em ser médico e, especialmente, em cuidar de crianças. Formou-se em medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e, após dois anos trabalhando como médico generalista, onde pôde atuar próximo a famílias pobres e conhecer suas dificuldades e os diversos problemas do sistema de saúde brasileiro, começou a residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Leia mais